A MINHA EXPERIÊNCIA NO SECUNDÁRIO

29 de junho de 2017


Na semana passada encerrei uma das etapas mais importantes e mais decisivas da minha vida: o Secundário. Foram 3 anos de inúmeras experiências novas, de várias lições de vida e de bons e maus momentos, mas sobretudo foram três anos em que eu cresci imenso enquanto pessoa. A pensar nisso, decidi falar-vos desta etapa que agora termina.

No Ensino Básico era uma boa aluna com uma média de notas de 4 e alguns 5. Fui para o Secundário entrando na última escola em que me tinha inscrito e com algum medo que me havia sido incutido pelos meus professores do Básico. Diziam que os professores não iam querer saber de nós, ia ser tudo muito difícil e as notas iam descer mas, se vão em setembro para o Secundário, não se assustem , é tudo mentira. Não digo que é igual ao Básico, porque não é, mas não é assim tão mau como dizem. Mas, vamos lá a uma pequena retrospetiva da minha experiência no Secundário!

Escolhi, com alguma facilidade, o curso de Línguas e Humanidades e não me arrependo minimamente. As minhas disciplinas opcionais foram Geografia A (que eu odiei!) e MACS, contudo não havia vagas na turma e acabei por ir (contra a minha vontade) para Espanhol, que se revelou uma agradável surpresa.

O 10º ano foi um ano bastante complicado, de muitas mudanças e de adaptação a uma escola nova, onde só conhecia uma pessoa. Foi um ano onde me fiquei a conhecer melhor, mas um ano que, como já disse, foi bastante complicado pois estava numa turma com pessoas com as quais não me identificava minimamente por diversos motivos. Comecei a faltar algumas vezes às aulas, pois não tinha motivação para ir para a escola, mas, felizmente, não tive notas assim tão más e acabei o ano com uma média de 14,5 valores. Se soubesse o que sei hoje, teria me esforçado mais pois a matéria é relativamente acessível, mas já não há nada a fazer.

No 11º ano, decidi que iria para a escola com uma mente mais aberta e acabei por conhecer alguns colegas de turma com os quais pretendo manter a amizade por muitos mais anos. Foi, portanto, um ano mais tranquilo, mas com matéria mais difícil e chata e que terminei com uma média de 14 valores. Na minha opinião, o 11º ano é o ano mais difícil do secundário, pelo menos no meu curso, mas não é esse bicho de 7 cabeças que estão a pensar.

O 12º ano foi o meu melhor ano, tanto a nível pessoal, como a nível escolar pois alcancei a tão desejada média de 16 valores e entrei no quadro de excelência. Escolhi como disciplinas opcionais Psicologia B, que não recomendo para os alunos de Línguas e Humanidades, pois é uma disciplina que tem o seu quê de Biologia, e Inglês que acabei com 19 valores (yeyyyy).

Enfim, esta foi a minha pequena retrospetiva da minha experiência no Secundário que foi, sem dúvida, uma das etapas mais marcantes da minha vida. Mas agora vêm as tão desejadas férias, BOAS FÉRIAS!


Como foi o vosso secundário? E que tal essas médias?

21 comentários :

  1. Agora é rumo paraa universidade , não é?
    Até lá, aproveita para descansar estas férias ^.^

    Se escolheres continuar os estudos, já sabes para que curso vais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, já está a chegar e fico nervosa só de pensar eheheh. Estou a pensar seguir Ciências da Comunicação, mas vamos lá ver.

      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Muitos parabéns! Foi um encerrar de etapas para nós as duas, eu acabo de me licenciar :) Best of luck para o teu futuro!
    LA VEINE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida e parabéns também para ti!

      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Nossa! Que fase boa, hein!
    Eu já terminei uma faculdade e já estou na segunda hehehe
    mas, parece que o meu ensino médio foi ontem haha
    passa rápido. E você continuará crescendo muito.
    xoxo
    Ka

    Karina Pinheiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O secundário passou mesmo a correr ahahah.

      Beijinhos.

      Eliminar
  4. Também acabei o secundário este ano e vou ser sincera, tenho vários sentimentos em relação a estes 3 anos. Em primeiro porque talvez ia com as expetativas muito altas porque era o secundário e tal, "os melhores tempos da tua vida" como muitos filmes o tratam, mas muito sinceramente para mim nem foram. No entanto sim, também senti um grande crescimento do 10º para o 12º mas já está, que venha a Universidade! Parabéns pelas tuas notas e desejo-te sorte para o próximo ano!

    Adorei o teu blog, já o segui!
    Beijinhos
    FOX WHISPER

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, desejo-te também muito boa sorte para o ano que vem!

      Beijinhos.

      Eliminar
  5. Adorei ler sobre a tua experiência! Eu ainda só vou para o segundo ano de secundário e de um curso diferente: Ciências Socio-económicas.
    Beijinhos

    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! O 11º ano é, na minha opinião, o que exige mais estudo por isso desejo-te toda a sorte do mundo!

      Beijinhos.

      Eliminar
  6. Muitos parabéns por esta etapa! Eu também acabo de a terminar!
    E parabéns pela ótima média e notas, eu também terminei com dois 20's, porém, não sei se um deles baixa para 19 à pala do exame nacional, ugh :/

    Beijinho grande,
    www.al-duque.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou exatamente como tu: na expetativa das notas dos exames, pois podem definir a minha entrada no curso que pretendo. Boa sorte!

      Beijinnhos.

      Eliminar
  7. Eu vou para o secundário este ano e estou um pouco nervosa! Gostei muito do post!
    Beijinhos!

    http://biaentresonhos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te preocupes, vai correr bem. O maior conselho que te dou é estudares desde o início, custa um bocadinho, mas vais ver que no final vai compensar. Boa sorte!

      Beijinhos.

      Eliminar
  8. Gostei muito de ler a tua experiência do Secundário :). Fez-me recordar, com nostalgia, o meu. Apesar de todo o estudo e esforço que exige ( aonde, pelos vistos, te saíste muita bem, parabéns pelas tuas notas), o que fica sempre são os amigos e as memórias que lá criamos.
    Gosto muito do teu blog, escreves posts muito interessantes :).
    Boa sorte para a Universidade, que tudo corra bem :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Exige, de facto, muito esforço, mas no final compensa. Obrigada pelo teu comentário, sendo tu uma das minhas bloggers favoritas, significa imenso para mim e dá-me força para continuar.

      Boa sorte também para ti no teu curso de Enfermagem!

      Beijinhos.

      Eliminar
  9. Eu a verdade tivem bastante boa experiencia, o problema foi a facultade haha

    http://iameleine.blogspot.com/
    http://www.instagram.com/iameleineblog/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah, com esforço tudo se consegue.

      Beijinhos.

      Eliminar
  10. Que saudades dos tempos de secundário! Passa a voar... agora aproveita as tuas merecidas férias e vai-nos contando tudinho das novidades :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Irei contar tudo sobre a nova jornada que se aproxima.

      Beijinhos.

      Eliminar
  11. Amei seu blog, estou seguindo e convido você a conhecer os meus,se gostar será um prazer tê-la como seguidora.
    Um abençoado início de semana e que Jesus seja o seu guia em todas as horas.
    Abraços fraterno
    Profª Lourdes Duarte.
    https://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
    http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/
    https://www.pensador.com/colecao/lourdesduarte/

    ResponderEliminar

Theme by: Pish and Posh Designs