Brain Workout

25 de maio de 2017


Exercitar o cérebro é muito importante para que possamos atingir os nossos objetivos. Com a aplicação de certos e determinados hábitos no nosso quotidiano, conseguimos aumentar a nossa produtividade e ficamos, assim, mais perto dos nossos sonhos/objetivos. Portanto, decidi trazer-vos algumas das dicas que, apesar de simples, exercitam o nosso cérebro.

Confia nas listas: Recorre às listas para reunires todas as tarefas. No começo de cada dia ou até no dia anterior, lista as tuas tarefas e define prioridades. Controla o tempo e não deixes que seja o contrário.

Aplica a regra dos 2 minutos: Se tens tarefas que podem ser feitas em dois minutos ou menos, deves executá-las o mais rápido possível. Assim, evitas a acumulação de pequenas tarefas.

Lê todos os dias: Não precisa de ser um livro. Pode ser um artigo ou uma reportagem numa revista ou num jornal do teu interesse, ou um post no teu blog favorito. E não precisas de ler muito, o importante é que acrescente algo de valor.

Usa o poder da visualização: Procura esboçar na tua mente aquilo que queres fazer antes de acontecer. Este exercício vai permitir-te refletir sobre a situação e melhorá-la vezes sem conta até a meteres em prática. 

Partilha interesses: Procura alguém com as mesmas paixões do que tu com o intuito de criar  compromisso. Assim, terás uma pessoa com quem poderás conversar sobre interesses comuns e estimular ideias um do outro.

Desliga as notificações: Para evitar desconcentrações e demoras excessivas, desliga-te das redes sociais e chats. Cada vez que és interrompido demoras tempo a voltar a focar-te no que realmente interessa. 

Desiste do multitasking: Falar no facebook, ver uma série e rever a matéria dada - esquece: vais confundir a pessoa com quem conversas, não perceber quem é o assassino da série e ficar só de livros abertos.

Respeita o tempo das pausas: Faz pausas no trabalho para evitar desgaste desnecessário mas regressa quando passou o tempo suficiente para arejar a cabeça. Não te deixes distrair com pausas muito longas.

Define quando parar: Antes de começares uma tarefa define a quantidade de tempo necessária para a fazer até ser necessário descansares. Faz a pausa apenas quando chegares a essa hora.

Dorme o suficiente: E a horas decentes! A falta de sono vai impedir que te foques nas tarefas que tens de realizar e que estejas concentrado nas mesmas.

Segues algumas destas dicas? Quais?

6 comentários :

  1. Faço muito disto!!

    r: Estou quase, quase a acabar a licenciatura em Criminologia :)
    E tu, que curso pretendes seguir?

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  2. Desisti do multitasking, era habitual ouvir música enquanto estudava ou lia e ter sempre o telemóvel por perto

    Estou a seguir :)

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    Respostas
    1. Raramente dá bons resultados! Estou a seguir o teu blog também.

      Beijinhos.

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  3. Eu uso imenso a técnica da lista, a dos 2 minutos e não falho as minhas horas sagradas e insubstituíveis de sono, é fundamental, as outras realmente vou ter que começar a aplica-las
    Adorei o post, continua com o bom trabalho :D
    Beijinhos
    Jô,
    http://bekindandshine.blogspot.pt/

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